16/08/2011

Rubem Alves : Comparação entre foto e retrato

                      
                                                                 Você e seu retrato


      Aqui Rubem Alves faz um comparativo entre retrato e foto, diz que quando falamos retrato já estamos revelando nossa idade.
    .A foto segundo ele, pertence ao mundo da banalidade, já o retrato é especial, pois o retratista, busca capturar algo mais, "o retratista é um caçador de almas."
     Cita um poema de Cassiano Ricardo:

"Por que tenho saudade
de você no retrato,
ainda que o mais recente?
E por mais simples o retrato.
mais que você, me comove,
se você mesma está presente?"

     "É  mais fácil amar o retrato,o que se ama é a cena e quando a cena está completa estamos apaixonados"".
      Analisa ainda o poema de Cassiano Ricardo, afirmando que a resposta para sua pergunta,quanto o por que ama o retrato e tem saudade da amada mesmo que, esta ainda seja  presente, pois o retrato imortalizou a cena, exatamente com o complemento que faltava para que se sentisse apaixonado,
 Já a pessoa presente mata todo a magia daquele momento vivido,afinal somente o retrato preserva a cena do que é amado.O retrato imortaliza o sentimento que a realidade consegue destruir.
Achei bem profunda essa comparação,pois de fato muitas vezes busco reviver meus momentos através dos registros que tenho,pois amooooo fotografar e talvez agora eu tenha entendido um pouco o porque dessa minha paixão,talvez inconscientemente é minha maneira de conseguir eternizar tudo aquilo que nunca mais voltará,mas com certeza deixará muiiiiita saudade!

Um comentário:

  1. Achei muito interessante a análise feita,pois de fato muitas vezes sentimos saudade do momento retratado,com uma sensação de que nunca mais poderemos viver algo semelhante.

    ResponderExcluir