10/09/2011

Memórias IV A importância do amor e união entre pais e filhos




Tive a felicidade de nascer em uma família onde o amor foi a base de nossa união. Recordo de noites onde meus pais colocavam um disco na pequena vitrola e eu com meus irmãos sentados no sofá ficávamos a vê-los dançando pela sala.
Nunca tivemos uma situação financeira privilegiada,ao contrário, meu pai trabalhava de segunda a sexta na Secretaria da Fazenda,como escriturário, e aos finais de semana vendendo apostas no guichê do Jockey Club. Quantas vezes nossa diversão era encontrá-lo no final do expediente do sábado, enquanto  isso brincávamos no parquinho do Jóckey Club desfrutando dos lanches que minha mãe já trazia de casa para nos alimentarmos. Quando meu pai chegava ele desfrutava do “nosso banquete”, tudo isso nos divertia e nos envolvia em um clima familiar de muito carinho e cumplicidade.
 O tempo foi passando as dificuldades continuavam, mas meu pai sempre estava pronto para recomeçar um novo dia e não reclamava nem mesmo de todos os problemas de saúde que ele possuía. Tinha um otimismo invejável que fazia com que eu quisesse ser como ele quando eu crescesse. Realmente ele foi meu ídolo!

 Meu pai meu herói!
 Herói por ter garra de lutar contra todos os imprevistos e dificuldades que se colocavam em nosso caminho, sempre deixando claro de que o principal não faltava em nosso lar: Amor e União.

 Perdi minha mãe aos vinte e quatro anos, desde então, todo o relacionamento e carência direcionei para ele que tornou-se meu pai, meu amigo confidente e um grande avô ,que foi o maior presente que meus filhos puderam ter.
  Ele verdadeiramente não contava apenas as histórias ele as interpretava com as crianças.
  Por várias vezes cheguei em momentos que ele estava de " chiquinhas",  como se fosse a Emília, pois os netos o arrumavam realmente como personagens. Ele pôde dar aos netos todo o tempo que não conviveu com os filhos devido a trabalhar de segunda a segunda.
   O que mais admiro é que mesmo com os problemas de saúde, com todo preconceito vivido e dificuldades financeiras, ele ainda conseguiu ser um pai tão companheiro e um exemplo de vida para todos os que lhe conheceram.
  Após a perda de minha mãe de certa forma ele ficou perdido, sem objetivos de vida e se dedicou a lembrar e registrar sua história com minha mãe através de fotos, refez vários momentos, desde o casamento e encheu sua casa com elas.
  Era a maneira que ele tinha de sentí-la mais próxima e se isso fazia bem a ele, para mim era o que importava. Mesmo com algumas pessoas dizendo que isso não era bom para ele
 .Eu não me importava,pois só quem passa pela dor da perda sabe o que é, e isso se de fato o amor que existir for verdadeiro.
  Se ele estava se sentindo bem porque é que eu iria me opôr?
 Não era fanatísmo, nem revolta, era simplesmente sua maneira de perpetuar esse amor e não acho que possa haver julgamento por se amar demais.
  Somente ele, meu pai podia saber o vazio que sentia desde que minha mãe partira, ainda mais sabendo que na família quem sempre teve saúde frágil foi ele e não nossa mãe e guerreira, mas por algum motivo assim se davam os acontecimentos em nossa família.
Foi com o nascimento do Lucas que meu pai voltou a viver, a partir daí tornou a ter objetivos, tudo girava em torno do seu neto, que tempos mais tarde passou a chamá-lo de: “Meu Amigão”.
Meu pai e seu amigão eram capazes de passar o dia inteiro trancados no quarto ou no quintal, vivendo emoções com os dinossauros, com o mundo dos insetos e tudo mais que interessasse ao pequeno Lucas.
Com o nascimento da Amandinha, se não fosse pela ausência de minha mãe, tudo seria perfeito. Eu havia me mudado para perto da casa de meu pai, assim que o Lucas nasceu, e aquele vozão tinha um casal de netos para doar todo o tempo do mundo!



  Agora ele tinha seu Amigão e sua Pequerruxa!


Cada fase de nossas vidas nos traz importantes descobertas é por isso que valorizo o registro de nossa história, caso contrário tudo se perderá com o tempo.

Meu pai também partiu (2007) deixando um imenso vazio em todos nós e pela primeira vez meus filhos começaram a entender sobre a dor de perdermos um grande amor. Foi muito difícil e ainda é, pois ele ainda faz parte de nossas vidas, em todos os lugares que vamos ainda existe de certa forma sua presença, sua marca em tantos momentos que compartilhou conosco, seu amor e dedicação ficará tatuado em nossa emoção.
Novamente o Caderno da Vida teve sua importância, foi um recurso para recordar momentos vividos com esse grande herói, personagem que todos nós guardaremos em nossos corações.
  Seus ensinamentos ficarão para sempre e esse foi mais um capítulo de nossas vidas, encerrado em 27 de maio de 2007, que um dia leremos nas páginas amareladas pelo tempo, nesse importante instrumento de registros vividos.
    Como não podia deixar de ser, tenho que citar uma frase que ele valorizava muito a qual ouviu uma vez em um filme e fez questão de mandar colocá-la em uma placa  de bronze e fixá-la na campa de minha mãe e foi em 27 de maio de 2002, pois acredite se quiser, 27 de maio era aniversário da minha mãe e foi exatamente em 27 de maio de 2010 que Deus permitiu que ele nos deixasse para ir comemorar seu nascimento do outro lado, junto de minha amada mãe!
               Tenho certeza que o acaso não existe!
                                        "Viver no coração de quem fica é não morrer”! 

     "Coisas do passado são alegres quando lembram novamente as pessoas que se amam."

                                     "TE AMOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!"

                                      Música : A Viagem Show de 30 anos do Roupa Nova

                                      Além de amar essa música eu estava presente
                                      nesse dia da gravação do DVD de 30 anos no Credcard Hall
                                     (02/07/2010) e não tem como segurar a emoção com essa música
                                      que significa muito para mim!
                                      
                                         Obrigada  por estar aqui! Muita luz e paz ao seu coração amigo
                                                          ~         Marcinha              

                                                      

2 comentários:

  1. Miga querida, só quem já perdeu esse tesouro sabe exatamente da sua declaração de amor assim como vc o meu me deixou em 29/07/2006, a importância de tudo é que eles continua vivos em nossos corações.
    Te admiro cada vez mas e que Deus continue te iluminando, miga querida!
    Soninha

    ResponderExcluir
  2. É mãe, foi um presente muito grande que Deus nos deu de poder viver com esse homem maravilhoso que meu vô foi... Deus não poderia ter sido melhor para mim quando me mandou para essa família iluminada! Apesar de alguns probleminhas, alguns desentendimentos bobos, somos unidos e isso ninguém muda!
    Meu vô me ensinou muitas coisas e apesar dele ter partido quando eu ainda era nova, marcou muito a minha história de vida. As vezes em que ele ficava horas trancado no quarto comigo brincando de escolinha, sendo "transformado" em Emília, em crianças, alunos... As vezes posso sentir sua presença perto de nós! Sei que onde quer que ele e a vó Vera estejam, eles olham por nós e não deixam de estar conosco... Porque o que é verdadeiro não acaba NUNCA! É como diz no filme "Um amor para recordar": Nosso amor é como o vento, não posso vê-lo, mas posso senti-lo".
    Apesar de não estarmos tão perto deles, nossos corações jamais se separam!
    Sabe, tudo o que somos devemos a eles que lhe ensinaram o quão importante é ter o amor da família, o apoio dela... Quanto escuto suas histórias te admiro ainda mais! E tenha certeza mã, tudo o que o vô e a vó foram para você, você é igual ou ainda mais para mim! Tive a oportunidade de viver com essa família linda, a qual marcou e marca tanto a minha vida. São sobre vocês que meus filhos, meus netos falarão aos filhos e netos deles... Espero ser um dia para os meus filhos tudo o que você é e sempre foi para mim, e aos meus netos, tudo o que meu avô foi para mim! Um grande herói, aquele que me punha em seus pés e dançava comigo... Vestia-me com as roupas de minha avó e me fazia sonhar, pois em minha cabeça, eu era tão linda como ela! Alguns momentos ficam para sempre, e pode ter certeza que em minhas melhores lembranças, estão vocês... Minha família, meus exemplos, meus amores, minha vida!
    Obrigada por ter passado tudo isso para mim, obrigada por jamais ter errado comigo, por nunca me abandonar! Eu juro, não me imagino sem você. E juro também que jamais deixarei que você se sinta sozinha! Por favor, lembre-se sempre que existe uma menininha que te ama mais que qualquer coisa nesse mundo e que daria tudo por um sorriso seu... Uma menininha que te tem uma um exemplo, que espera poder ser para os filhos dela, tudo o que você é para ela! Obrigada por ser exatamente quem você é, com cada defeito, cada mania, cada qualidade... VOCÊ É TUDO NA MINHA VIDA!!!!!!!!

    Eu te amo, jamais se esqueça disso. ♥

    ResponderExcluir