06/09/2011

Memórias parte II Como recomeçar minha história?

          TENTANDO ME ENCONTRAR>


Na escola não me contavam histórias, exceto aquelas em que eu não via a menor graça, eram textos pequenos e sem sentido, sem magia sem encanto que encontrávamos nos livros didáticos.

 Achava a escola um lugar muito chato, frio, principalmente, porque logo em minha primeira semana de aula, no primeiro ano, a professora achou que eu não estava prestando atenção na aula, mal sabia que era o menino que sentava atrás de mim, aquele encapetado, que ficava todo o tempo me cutucando as costas com sua régua, como castigo fui chamada a frente da sala para ler...
 Fiquei em pânico, pois era uma escola de padres, eu não havia feito o pré como os demais alunos , só sabia "bordar" meu nome.
  Fui obrigada a ficar diante daquele "texto babaca" me lembro até hoje o nome dele:
 "O cavalo baio de Paulo", não sei como não passei a odiar os cavalos e os Paulos que encontrei pela vida!

   Levei como castigo o estudo do texto para ler no dia seguinte, como não sabia fazê-lo, restou-
-me decorá-lo e confesso que o fiz muito bem.
  Depois disso passei a ter dores de todas as espécies antes de ir à escola, elas só passavam quando não havia mais tempo e eu faltava .
  Graças a Deus nos mudamos e fui para a escola estadual, que alívio! Todos estavam no início do processo de alfabetização assim como eu.
 Com o passar do tempo, comecei a me interessar pela educação, ao decidir pelo magistério, queria no fundo provar a mim mesma que a escola poderia ser um lugar que desse prazer em estar lá,queria dar oportunidade da criança sonhar e se encantar com um mundo melhor,é lógico que o encanto das histórias fariam parte desse mundo.

A importância de ouvir, contar e ler histórias ainda estava por vir em minha vida.
               ONDE ESTÁ ESCRITA A MINHA HISTÖRIA?    O principal momento em que senti a importância da história em minha vida, foi quando perdi minha mãe.
   Estava com vinte e quatro anos, quando de repente, aquela mulher forte, amiga e guerreira começou a me assustar.
   Minha mãe me ensinou muitas coisas na vida, só não me ensinou como eu deveria agir quando ela partisse e confesso que me senti muito perdida, abandonada e sem rumo.
   Foi um grande susto, em vinte dias minha mãe partiu, desta vez eu não conseguia imaginar que ela estaria num mundo mágico como minha tia, para mim tudo aquilo era muito injusto.
   Minha mãe sempre sonhou em ser avó, naquela época embora casada há três anos, eu ainda não havia realizado o seu sonho.
   Nunca desejei tanto estar lendo uma história, mas desta vez a vida me colocava como personagem, não era apenas uma espectadora, uma leitora, por mais que eu quisesse não conseguia mudar o final daquele triste capítulo e a partir daquele momento minha história mudaria para sempre.

 Meus pais na minha formatura da oitava série!
                                   
  Durante um bom período não acreditamos no que estamos vivendo, para me desabafar eu escrevia em um caderno, cheguei a fazer três cadernos, pois foi a maneira que encontrei de colocar para fora sentimentos que me sufocavam, foi o modo de sentir que conversava com ela, e ainda era ouvida, contava o que sentia e falava sobre tudo o que não entendia. 
  Eu tinha meu pai, meus dois irmãos, meu marido e minha profissão tão almejada, desde abril de 1986 eu trabalhava na Rede Municipal de Ensino, em EMEI, em 1990 consegui passar no concurso e me efetivei no Ensino Fundamental e optei em continuar como comissionada na EMEI, profissionalmente me sentia realizada e meus pais até então se orgulhavam muito disso.
   Meu pai também sonhara em ser professor, chegou a passar nos exames de sua época, mas como havia realizado tratamento de Hanseníase, sofreu total preconceito e mesmo comprovando estar “curado”, foi proibido de continuar seus estudos.
  Imaginem como ele era feliz ao ver sua filha sendo uma Educadora formada!
  Infelizmente naquele momento só podia pensar na perda injusta que a vida me trazia, era ela, minha mãe quem eu queria que me ouvisse, como eu poderia mudar o rumo de nossa história interrompendo tudo assim de repente?
 (M.Z)


Para não ficar muito cansativo, postarei no próximo dia a continuação onde você conhecerá mais um pouquinho de mim.
Tenho tudo isso registrado e pensava um dia escrever um livro, principalmente para professores alfabetizadores, para que tenhamos consciência da importância que tem a história em nossas vidas, a começar pela nossa história de vida!
No próximo capítulo: O resgate de uma história!

Tenha uma ótima noite com muita luz e paz  em seu coração!
Beijos de renovação!
Obrigada por estar aqui!
Com carinho,
Márcinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário