05/09/2011

Minhas memórias! A importância de ouvir histórias na infância

  
                     “A importância da história em minha vida”
Sou uma pessoa que nunca deixa de sonhar, me recordo de alguns sonhos desde minha infância. Sonhava em ser professora, me casar e ter dois filhos.Sempre tive um grande sonho de conseguir ser mãe e amiga, mas confesso que não imaginava que seria tão difícil. Há momentos que temos de agir mais como mãe e seu real papel de impôr limites e  definir algumas atitudes que sabemos serem as corretas,mas não somos assim interpretados por nossos eternos pequenos. Sou muita amiga e nunca quero deixar de ser,pois aprendi que meus melhores amigos sempre foram meus pais,aprendi o valor importante do amor e do respeito e é com certeza essa mesma herança que deixarei aos meus filhos. Faço questão de contar-lhes sempre a História de minha vida com as dificuldades e alegrias que vivi. Aproveito e deixo aqui registrado o significado de ouvir histórias em minha infância.Hoje registrarei o que digamos ser parte I.
          Vamos lá...

Quando relembro minha infância penso em fatos curiosos que ocorreram em minha vida, como os envolventes e fascinantes contos de fada que me levavam a um mundo mágico,eram muitas as tardes em que eu me deliciava nos encantos da imaginação e quem me dedicava horas de encantamento com esse mundo da fantasia era uma tia. 

Minha tia era vítima de um derrame, passava todos os seus dias deitada naquela cama,sem poder se locomover, dependia da boa vontade de todos para que suas necessidades pessoais pudessem acontecer, era como um passarinho aprisionado em seu ninho dependendo de outros para sobreviver.

Ela tinha todos os motivos para não ter paciência com crianças ou não sentir-se motivada a viver, eu a conheci dessa forma e quando eu aprontava, fazia alguma arte, era para sua cama que eu corria, era minha tábua de salvação...

Por incrível que pareça era minha tia que tinha paciência e o “precioso tempo”, para me levar ao mundo dos sonhos infantis.

Eram muitas as tardes onde eu ficava sentada junto dela ouvindo histórias e minha preferida era a do “João e o pé de feijão”. Coitada mal acabava de contar uma vez e eu já pedia "bis".

Lembro-me que as vezes eu ia com minha mãe visitar um casal de amigos da família, onde meus pais moraram no início da vida de casados. Minha tia pedia-me que lhe trouxesse uma rosa,uma flor, pois havia um lindo jardim naquela casa que ela conhecera antes de adoecer, mas guardava em sua memória cada detalhe, pois as flores a encantavam com suas cores e perfumes.A primeira coisa que eu fazia,quando chegava na casa era pedir ao "Nono" se podia retirar uma rosa para a tia "Lalá",esse era o nome pelo qual a chamávamos,mas seu nome era Maria do Carmo.

              Certo dia ela partiu e se foi para sempre, para onde eu não sabia e não conseguia entender, mas uma certeza eu tinha:
  _ Deveria ser para um lugar encantado como suas histórias, não seria possível uma pessoa que me levava a castelos, palácios e jardins secretos, ter ido para um lugar qualquer.
Quem sabe tenha ido para um castelo, como aquele que o João encontrou quando subiu no pé de feijão para achar a galinha dos ovos de ouro!!!!!

   Muito tempo se passou,as histórias passaram apenas a fazer parte das lembranças de belas tardes do passado, ninguém mais tinha tempo para contá-las para mim como minha tia fazia , ela partiu sem saber a importância que teria na minha História de vida.
  Ela foi a responsável por eu adorar ouvir e ler histórias, foi ela que por ser privada de participar da rotina diária da família, foi justamente ela que sem poder se locomover, me deixou essa linda tatuagem na memória, ela me ensinou a sonhar, a me encantar e a única forma de agradecê-la é passar para as crianças que cruzam meu caminho sejam como meus filhos, sobrinhos ou alunos, procuro passar o encanto , a magia dos contos, das fábulas desse mundo mágico.


 Musica : Sonhos Chris Duran
 Esse vídeo que encontrei no youtube,( Feito por Valéria Cristina).
Ele  fala sobre todos os sonhos que  tive e realizei,além de ser finalizado com a oração do
              Pai Nosso.
 Em especial nessa semana estou agradecendo a Deus por mais um ano de vida e como o acaso não existe, um  anjo fez esse vídeo e eu o encontrei para ilustrar as palavras desta noite!
                                           Obrigada anjo amigo,  Valéria Cristina,seu vídeo é maravilhoooso!
                                             Que Deus ilumine seu caminho sempre!             
                                                                Muita luz a todos nós!

4 comentários:

  1. gabriela
    feliz aniversario

    ResponderExcluir
  2. Oi minha amada Gabi!
    Muito obrigada por seu carinho minha linda!
    Beijos no seu coração!
    Sempre Prô!

    ResponderExcluir
  3. feliz aniversario pro

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Esterzinha amada!
    Obrigada linda por todo seu carinho!
    Beijos no seu coração
    Sempre Prô!

    ResponderExcluir